A declaração terá algumas mudanças em relação à do ano passado.
1 — Prazo de declaração volta a ser menor
Devido ao COVID-19 em 2020 o prazo de entrega da declaração foi de 4 meses, Porém, neste ano, o período volta a ser de dois meses, entre 1° de março e 30 de abril, não deixe para a última hora.
2 — Auxílio Emergencial pode ter que ser declarado Se o seu rendimentos tributáveis foi acima de R$ 22.847,76 ao longo de 2020, devido ao beneficiários do auxílio emergencial você estará obrigados a fazer a declaração. Além disso, os beneficiários do auxílio que se enquadrarem nessa situação deverão devolver os valores recebidos por eles e por seus dependentes.
3 — Restituição poderá ser feita por contas de pagamento
Segundo a Receita Federal, com o aumento no número de fintechs e de bancos digitais, surgiu a necessidade de ter um mecanismo de restituição de contas de pagamento. Portanto a partir desse ano você pode solicitar a “conta de pagamento” para receber restituições.
4 — Novos códigos para declarar criptoativos
As criptomoedas já eram declaradas seguindo a legislação e os valores mínimos, mas agora a Receita Federal criou três tipos de criptoativos para a declaração. Agora, criptoativos tem um código especifico para ser declarados.
5 — Uso do email e número do celular para aviso no e-CAC
Neste ano, poderão ser utilizados pela Receita Federal para informar exclusivamente a existência de mensagens importantes na caixa postal do contribuinte, que fica no ambiente do site e-CAC. ATENÇÃO: Fernandes ressaltou que a Receita não usará o e-mail e o celular para enviar qualquer outro tipo de mensagem. “A Receita não encaminha e-mail solicitando informações ao contribuinte ou enviando links, dizendo que ele caiu na malha fina ou que o CPF foi fraudado. A possibilidade que existe é a Receita encaminhar um e-mail dizendo ‘há mensagens em sua caixa postal’”. Essa implementação é justamente para reduzir tentativas de golpes, segundo Fernandes.
6 — Atualização do site
A Receita informou que atualizou alguns itens do seu programa de declaração, além do layout do site, com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes na hora da declaração. A atualização deve acontecer em breve no site da Receita.
Fonte Márcio Braz