Modalidade de empresa que ao invés de um contrato social, você terá um requerimento de empresário.
A razão social da sua empresa será seu nome, podendo acrescentar sua atividade econômica TIPO JOSÉ DA SILVA ELETRÔNICA.
O empresário individual é para quem não possui sócio, é uma modalidade muito boa para autônomos. Freelancers ou profissionais liberais.
Porém fique atento, o capital sociais da empresa é mínimo, mas o titular responde com seu patrimônio pessoal por dívidas que porventura a empresa venha a contrair ou em caso de falência.
Não confunda empresário individual com MEI são empresas totalmente diferentes com responsabilidades, faturamento e obrigações distintas.
O empresário individual, não pode transferir ou vender sua empresa para terceiros, mas caso seja interessante o titular pode transformar a empresa em Limitada e após isso sair da sociedade, essa é uma opção.
O empresário individual, pode faturar de forma ilimitada e ser tanto simples nacional como lucro real, o que for melhor e mais vantajoso para a empresa, lembre-se como contadores, estamos aqui para ajudar a tomar a decisão mais vantajosa e onerosa para você. Mas como é uma modalidade que seus bens podem ser envolvidos administre com muito cuidado.